O Trilheiros do Paraná apresenta pra vocês os 5 pontos mais altos do estado do Paraná, além de apresentar também, as duas maiores montanhas do Sul do Brasil.
#curiosidade: nossas cinco montanhas mais altas ficam todas localizadas na Serra do Ibitiraquire, então vem conferir e descobrir quais são e como acessar os pontos mais altos do nosso estado!
Pico Paraná
O cume mais alto do sul do Brasil está localizado no nosso estado SIM! Com 1.877 metros, o Pico Paraná foi descoberto por Reinhard Maack e conquistado em julho de 1941. Seu acesso é dado por duas fazendas próximas ao início de sua trilha em Campina Grande do Sul. A trilha é considerada de nível DIFÍCIL e exige preparo físico dos montanhistas. Ao chegar no ponto mais alto, o guerreiro que passou por todos os perrengues durante a trilha tem uma visão de 360 da nossa Serra do Mar e da baía de Antonina compensando todo seu esforço.
Pico Caratuva
A segunda montanha mais alta da região Sul e, consequentemente, do Paraná, com 1.860 metros, ganhou o nome de Pico Caratuva por conta de que seu cume é repleto de uma planta de cerca de um metro de altura da família do bambu chamada Caratuva. O acesso a trilha também se da pelas fazendas de acesso ao Pico Paraná, seu nível é considerado difícil/moderado e segundo vários montanhistas é o amanhecer mais lindo do Ibitiraquire contando com uma visão surreal do Paraná a sua frente.
Pico Itapiroca
Nossa quinta montanha mais alta do sul do Brasil e a terceira do nosso estado, com seus 1.805 metros, tem o nome de Pico Itapiroca . A principal rota de ascensão parte também das fazendas que dão acesso ao Pico Paraná e Caratuva. Sua trilha é considerada de nível difícil/moderada, e para chegar ao cume se leva aproximadamente quatro horas. O local possui um amplo acesso para acampamento e seu cume está voltado para outra face da Serra do Ibitiraquire, tendo como visão principal os cumes do Tucum, Camapuã, Ciririca, etc.
Pico Ciririca
O terror de todos os montanhistas, com seus 1.760 metros, o Pico Ciririca é considerado uma das montanhas mais difíceis e fascinantes que existem na Serra do Mar paranaense. A trilha para chegar ao local é pesada, passando por vários vales e exigindo no mínimo oito horas de caminhada até a chegada ao cume. O Pico Ciririca é caracterizado por duas placas de metais que eram usados como elementos passivos de repetição de sinais de microondas instalados na década de 1970, hoje desativadas. O acesso a sua trilha se da pela Fazenda do Bolinha, na outra face da Serra do Ibitiraquire.
Pico Ferraria
Também considerado o “terror dos montanhistas” o Pico Ferraria é uma montanha de 1.745 metros de altitude. Sua rota clássica se inicia na centenária Picada do Cristóvão e percorre a face norte da montanha, TRILHA DIFICÍLIMA, porém, também é possível acessá-lo cruzando o cume do Taipabuçu, iniciando a trilha pelas fazendas que dão acesso ao Pico Paraná, Caratuva e Itapiroca. Ambos Ciririca e Ferraria são considerados as trilhas mais difícil do Paraná, sem contar é claro, travessias feitas pelas nossas Serras, por isso, ao encarrar qualquer uma das duas trilhas esteja ciente do preparo físico e emocional que terá que ter.
Deixando aqui em ordem:
1. Pico Paraná – 1.877 metros
2. Pico Caratuva – 1.860 metros
3. Pico Itapiroca – 1.805 metros
4. Pico Ciririca – 1.760 metros
5. Pico Ferraria – 1.745 metros
Caso deseje mais informações e participar das nossas aventuras, entre em um dos nosso grupos de WhatsApp:
https://linktr.ee/trilheirosdopr
Boas Trilhas! ⛰️ ?