@trilheirosdopr

Conheça nossas aventuras

+55 (41) 99665-6984

Raquel Gonzatti

+55 (41) 98833-1857

Carolina Ramiro

7 Dicas para ter sucesso na sua primeira trilha

7 Dicas para ter sucesso em sua primeira trilha

Frequentemente recebemos mensagens de amigos e seguidores que querem começar a fazer trilhas. Se você é um desses estreantes em trilhas, nós temos 7 dicas que vão te ajudar a iniciar e não passar perrengue na sua aventura.

7 Dicas para ter sucesso na sua primeira trilha

1) Confira sua saúde
Como todo exercício físico, é bom dar uma checada na sua saúde antes de começar, para evitar surpresas durante uma aventura, conheça e respeite os seus limites. Avalie o seu preparo físico e escolha uma aventura que condiz com a sua condição, acredite você vai ganhar resistência e fôlego ao logo das experiências.

2) Sozinho, com amigos ou com guia?
Raramente alguém vai sozinho para uma trilha, essa opção nós não indicamos pois problemas podem acontecer, tais como: você ficar perdido, possíveis traumas ou torções, encontrar algum animal peçonhento no meio da trilha, ficar sem alimento e forças para conseguir voltar, caso a trilha seja longa.
O ideal é que seja um grupo pequeno, entre 2 a 20 pessoas. Em grupo tudo fica mais divertido, o bom da vida é compartilhar.
Para quem optar em escolher um guia, ou um grupo de montanhismo para a sua primeira aventura, parabéns! O acompanhamento de um profissional especializado te dará segurança para trilhar sem grandes preocupações: o guia conhece o caminho, irá te orientar no que diz respeito a vestimenta, equipamentos, etc. Nós do Trilheiros do Paraná vamos adorar ter você em uma aventura conosco.

3) Mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma
Nem sempre é possível ter sinal de telefone no meio da trilha. Portanto, é essencial e vital que você mantenha alguém informado sobre o seu paradeiro, destino, previsão de saída, chegada e até o seu cronograma durante a aventura. Esse é um detalhe simples, mas que pode fazer toda a diferença e até salvar a sua vida caso alguma emergência aconteça.

4) Use roupas e acessórios funcionais
O recomendado para qualquer atividade física são as roupas confortáveis e leves, mesmo assim vemos muita gente com roupa jeans nas trilhas e calçados inadequados para uso casual.
É muito importante ir com roupas flexíveis, leves, frescas e que permitam a transpiração, até por que no meio do mato muitas vezes não bate vento, então fica um clima muito quente. Também é fundamental que, em dias nublados e em épocas de temperatura normal, você leve um casaco fino, pois muitas vezes a temperatura cai bastante.
É muito importante usar calçados apropriados, roupas de secagem rápida e acessórios que agregam em conforto e proteção.

5) Hidrate-se e coma bem
Água e comida são fatores que determinam a nossa existência. Na trilha eles são ainda mais importantes. O consumo de água durante um atividade física é essencial, isso porque você desidrata muito fácil com o suor da caminhada, então crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. A quantidade água que cada pessoa deve levar para uma aventura varia de acordo com: duração da trilha, distância a ser percorrida, dificuldade como um todo e também o fato da trilha possuir ao longo do percurso fonte natural de água, porém não indicamos que seja levado menos que 1 litro de água por pessoa.
Sobre alimentação, alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia. Pense em opções práticas e não perecíveis, pois facilitarão toda a dinâmica na atividade.

6) Ajude o próximo
Fazer trilhas também é parceria. Muitas vezes você pode precisar de uma mãozinha em algum ponto critico ou alguém pode precisar de você também. Quando se faz trilhas acompanhado, você tem que ter o espírito de equipe e muitas vezes é isso que fará com que todos os integrantes consigam ter êxito.
Nós do Trilheiros do Paraná somos um grupo inclusivo e sabemos que todos os montanhistas começaram subindo a sua primeira montanha, dificuldades e superações vão existir, não sinta vergonha em pedir ajuda, pedir uma pausa para retomar o fôlego.
Lembre-se, sozinho se vai mais rápido porém em grupo se vai mais longe.

7) Deixe apenas pegadas
Essa é uma regra básica em qualquer lugar do mundo, seja na cidade ou na montanha: não deixe o seu rastro para trás, deixe apenas as suas pegadas. Leve sacolas extras para armazenar o seu próprio lixo e depois descarte-o em um local adequado. Jamais deixe resíduos na natureza, essa é a principal regra de etiqueta da trilha.

Caso tenha ficado com alguma dúvida a nossa equipe fica a disposição para esclarecer.

Boas aventuras! 🥾

Gostou? Compartilhe.

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email